quinta-feira, 23 de março de 2017

Jana Vasconcellos

Dona de uma pegada encorpada e timbragem múltipla!
Conheça mais sobre


foto: Rita Tavarez

Jana Vasconcellos é violonista , compositora e arranjadora .Nascida em Salvador, teve sua iniciação musical aos sete anos através de aulas de teclado, seu primeiro instrumento. Autodidata em violão popular desde os doze anos, com 14 sentiu necessidade de aprimorar seus conhecimentos nos cursos de extensão da Escola de Música da UFBA.

Ingressou na Universidade graduando-se em bacharel em violão  sob a orientação do Prof. Dr. Mario Ulloa (2001-2005). Apesar da formação erudita, é na Música Popular Brasileira que Jana se revela como uma das grandes promessas da sua geração. Suas influências passeiam por grandes nomes como: Tom Jobim, Baden Powel, Raphael Rabello, João Donato, Dick Farney, Dorival Caymmi, Toninho Horta, Heitor Villa Lobos, Duo Assad, Maurice Ravel, Claude Debussy, Cesar Camargo Mariano, Marco Pereira, dentre tantos outros.

Revelou-se ao público como compositora  em 2005  com a música “À Beira Mar”.
Em 2010 teve “Solar da Lagoa” como finalista do VIII Festival de Música Educadora FM, Salvador. Essa mesma música, em 2012, foi selecionada na Mostra SESC de Música - Ano I, sendo executada ao vivo no Teatro Casa do Comércio, em Salvador.
Em 2012 iniciou uma parceria com a cantora Priscila Magalhães, o que reforçou ainda mais seu lado compositora. A música "Sopro Forte", de autoria das duas, foi a vencedora na categoria "Melhor música com letra" do X Festival de Música da Rádio Educadora. Essa mesma canção chegou à final do 43º Festival Nacional da Canção, em Minas Gerais. Desde então Jana se revela cada vez mais como compositora e arranjadora.

Em 2015 foi indicada ao Prêmio Caymmi / Categoria Música como melhor arranjadora. Já em 2016 lançou em videoclipe “Voo Livre”, que chegou à final de mais um Festival de Música Educadora FM.

Ainda nesse ano foi selecionada para tocar no Festival de Música Instrumental da Bahia no Teatro Castro Alves com o show Jana Vasconcellos Sexteto, totalmente autoral.

Envolvida em diversos trabalhos e parcerias, atualmente seu foco está para a gravação do seu primeiro CD instrumental, todo autoral, já em andamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário